A cor na realidade não faz parte da matéria, é sim um fenômeno óptico, derivado da decomposiçâo de raios luminosos (expectro da luz solar).
A luz por sua vez mostra o mundo que nos rodeia e sem ela não existiria cor. Por este motivo estes conteúdos estarão sempre interligados.
No mundo da cor podemos encontrar uma grande variedade de simbologia e sensações.
Na natureza podemos observar a expressividade de um mundo de cor.
Ao longo dos tempos os artistas têm explorado a cor nas suas obras de arte de uma forma deliciosa,
transportando para a tela as suas emoções, o seu estilo e a sua época, como poderás ver percorrendo as fases deste trabalho.
Presta atenção à tarefa que te propômos pois é um desafio para entrares neste fascinante mundo .
TAREFA
Com este projeto, irás ficar a conhecer melhor a Cor na Arte tratada por diferentes artistas.
Irás criar uma obra segundo um estilo e participar numa exposição final com o trabalho realizado.
Serão formados cinco grupos de trabalho.
PROCESSO
Formados os grupos de 5 artistas:
- Haverá um sorteio por cores - (verificar a que artista corresponde a vossa cor)
azul - Picasso
laranja - Kandinsky
amarelo - Miró
verde - José de Guimarães
magenta - Amadeo de Souza Cardoso
AGORA VAMOS...
Realizar uma pesquisa sobre o artista atribuído ao seu grupo.
Seleccionar uma das suas obras e analisá-la, segundo a época, estilo, técnica e cor.
Para compreenderem melhor a cor devem fazer uma Caça ao Tesouro - " Procura o Pote de Ouro no fim do Arco-Íris".
Observar a obra escolhida e realizar um estudo de um trabalho recriado à imagem desse estilo.
Realizar estudos de cor.
Concretizar a pintura ao estilo do artista de cada grupo.
RECURSOS
Todos os grupos devem consultar este link:
Cada grupo deverá consultar os Link´s correspondentes ao respectivo artista.
AVALIAÇÃO
Agora vais reflectir sobre o percurso do teu trabalho nesta Webquest.
O Meu Empenho
| F | NS | S | SB | EX |
Realizei pesquisas.
| | | | | |
Seleccionei a informação mais importante.
| | | | | |
Participei na Caça ao Tesouro, cooperando com o
grupo na descoberta das várias pistas até à questão final.
| | | | | |
Cooperei com o grupo na partilha e desenvolvimento das diversas fases do trabalho.
| | | | | |
Realizei estudos de cor.
| | | | | |
Colaborei na concretização da pintura cumprindo o estilo do artista do meu grupo.
| | | | | |
A Webquest
| | | | | |
As indicações foram claras.
| | | | | |
A caça ao tesouro foi pertinente para o desenvolvimento do trabalho.
| | | | | |
Os recursos apresentados foram os suficiente à concretização das diferentes fases do trabalho.
| | | | | |
CONCLUSÃO
Através desta Webquest ficaste a conhecer melhor a cor e a sua influência nas obras dos artistas.
Também tu estiveste na pele de um artista, criaste a tua obra seguindo um determinado estilo!
Parabéns! Está na hora de montarmos a nossa exposição e mostrar aos outros as coisas que descobrimos e as que conseguimos fazer.
Esperamos que a partir de agora vás mais longe e que compreendas melhor a obra de arte quando visitares um museu ou uma exposição.
Silva Jorgensen
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário